segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Most Wanted in 2011 - parte 1


ora bem, desde há uns anos que para bem deixei de pedir grande coisa para o ano seguinte, naquela contagem das badaladas ao som das uvas-passa.

não sei quando foi a última vez. lembro-me de uma última vez. foi no Rodeio, e sei que planeei bem o que queria pedir. depois fiz um esforço enorme para conciliar tudo. euforia alheia, passa-a-desejo, outra-passa-outro-desejo, tchim-tchim, beijinhos, abraços, risos-não-sei-bem-de-quê e o alcool precedente. não é fácil.

quase nada dessas coisas que pedia se concretizava, para além da saúde e sucessos gerais para a família e amigos próximos. que isso, à parte coisas da vida que não pode ser perfeita, tem de facto acontecido, no geral, felizmente, graças a deus, obrigado!! :-)

descobri que isso era o que importava mesmo... e nada do resto ou me fazia falta, ou seria fruto de um desejo, mesmo que desejado com muito afinco e determinação (nem a saúde, mas saúde, vale sempre a pena desejar, que é também como quem agradece toda a que se viveu para trás). e que era sempre o mesmo...

entretanto também comecei a "aceitar" que há coisas que não mudam mesmo, ou deixei de acreditar que podem alguma vez mudar e passei a pensar menos nelas... outras puderam passar a ser mais importantes e penso nelas todas semanas, não preciso de lhes dedicar uma uva passa.

portanto, passei a desejar qualquer coisa do género "saúde para todos e o resto "tu" sabes!!!" e a comer as passas descontraidamente, porque gosto de passas, no geral e uvas-passa em particular (especialmente daquelas amarelinhas sem grainhas!). passou a saber muito melhor, porque na verdade gosto mais de comer várias ao mesmo tempo, todas na boca, tal como faço com os smarties, os pinhões, ou os amendoins!

(nota: entretanto, noto como este post está cheio da palavra passa, passei, e tal, que significam coisas diferentes, mas na verdade não posso - olha, uma variante de passa - passar ao lado de andar um bocado passada nos últimos tempos)

ora, desejar coisas, desejo na mesma, e tento com muito carinho e alguma frustração, ano após ano, fazer melhor, fazer "aquilo", deixar de fazer "aquilo" e assim... esse calendário de renovação acontece melhor em Setembro. mas em Janeiro volta a ser altura. na Páscoa outra vez (mesmo não sendo católica). nas férias. quando acontecem coisas muito boas. e quando acontecem más... quando entra por mim adentro (um mar) uma frase, um filme, um livro, um dizer... enfim, qualquer dia é bom.

aqui ficam mais três: duas são intemporais, nunca são demais e às vezes são demenos. os livros, re-afirmaram-se neste fim-de-semana, daí o post!

ah, note-se, 'tou muito melhor: quando urge algo, geralmente compro qualquer coisa para me abalançar para a "coisa". eu e o meu lado "ter" em acção. pois, afirmo que com a emoção de voltar a ler-livros, veio uma hora inteirinha na Fnac a folhear livros não técnicos, e não comprei nenhum para mim. comprei dois para oferecer. e lembrei-me de vários, vários, que tinha em casa para ler. para quem me conhece como eu: big achievment!

Sem comentários: